segunda-feira, 8 de março de 2010

Utilizador Proficiente da Língua Portuguesa

O primeiro trabalho desenvolvido nesta Unidade Curricular centrou-se no artigo "A formação em Língua Portuguesa na dupla perspectiva do formando como utilizador e como futuro docente da língua materna" de Inês Duarte.

Este artigo foca as diversas competências que o educador de infância ou professor do 1º ciclo deve adquirir para ser um utilizador proficiente da Língua Portuguesa.


Trata-se de uma temática importante, visto que a criança necessita de ser estimulada, através da diversidade de vocabulário fornecida por trocas verbais e necessita que os professores/educadores saibam identificar as suas dificuldades linguísticas para delinearem estratégias que os ajudem a melhorar.

Desta forma, é muito importante que professores e educadores possuam uma boa proficiência da Língua portuguesa.

De modo a resumir o essencial sobre esta problemática, seguem-se as respostas à questão: Segundo Inês Duarte, o que significa ser um "utilizador proficiente da Língua Portuguesa" com vista ao seu desempenho como "profissional competente nesta área"?

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