terça-feira, 12 de janeiro de 2010

Educação para a Televisão e Aprendizagem da L.P.

A última recensão crítica elaborada, desta vez individualmente, baseou-se em quatro textos pertencentes à tese de doutoramento da professora Fernanda Botelho. Estes documentos focam o papel importante que a televisão assume no quotidiano das pessoas, em particular das crianças, evidenciando as diversas vertentes que a televisão possui a nível dos programas emitidos.

É crucial que se proporcione uma educação para os media, pois motiva e encoraja a aprendizagem, desperta o interesse e cria o desejo de trabalhar a língua, propiciando, simultaneamente, situações genuínas, autênticas.

Neste contexto, no ensino da língua devem-se proporcionar oportunidades para utilizar e investigar a linguagem em todas as dimensões, no sentido dos aprendentes se apropriarem das ideias do mundo em que vivem e serem capazes de agir crítica e conscientemente sobre ele.
É nosso objectivo, com estas recensões, elucidar e ajudar as pessoas a compreender melhor esta problemática da televisão, na medida em que se mostra de maior utilidade e benefício do que prejudicial para a vida das crianças.

Recensões sobre a Educação para a Televisão e Aprendizagem da Língua Portuguesa:

Imagem retirada de http://www.planetaeducacao.com.br/portal/imagens/artigos/editorial/06-11-06_01.jpg e http://esooutroblogue.files.wordpress.com/2009/10/letras.jpg

Sem comentários:

Enviar um comentário